terça-feira, 29 de setembro de 2009

O maior defeito do Botafogo

Há uma semana, enquanto lutava para recuperar Reinaldo fisicamente e sabia não poder contar com André Lima, Estevam Soares reconhecia um problema do elenco botafoguense: falta velocidade. Lembra do Reinaldo do Flamengo, tricampeão em 2001? Ele fazia o papel de segundo atacante e deixava Edílson como centroavante, porque era muito mais rápido.
E o Reinaldo do São Paulo, da dupla com Luís Fabiano? Era o atacante que saía atrás dos zagueiros e chegava na frente. Reinaldo não é sombra daquele jogador.
Não, Reinaldo nem jogou contra o Vitória e o ataque foi formado por Rodrigo Dantas e Victor Simões. Na prática, Victor Simões era o único avante, com Dantas se aproximando. Mas se Reinaldo não tem velocidade, procure bem por todo o elenco alvinegro. No ataque, por exemplo, não há um único jogador que possa ser escalado para ganhar na força as jogadas dos zagueiros adversários.
Mesmo assim, é possível encontrar uma porção de desculpas para a derrota para o Vitória. Que a equipe chutou mais a gol no primeiro tempo, que levou um gol de contra-ataque.
Cara pálida, você acha que o Vitória ia tentar o que, no Engenhão?
A diferença é que, apesar de Roger se um atacante de presença na área e pouqíssima velocidade, o Vitória tem gente para jogar com rapidez. Sejam os laterais Apodi e Leandro, o meia Leandro Domingues, o atacante Neto Berola.
Há erros na montagem do elenco alvinegro. Mas o maior erro foi esquecer que o resultado planejado era ficar entre o décimo e o décimo-quinto lugares e demitir Ney Franco quando a equipe estava em 15o. O risco do Botafogo não era a campanha modesta. Era o rebaixamento que, agora, está batendo à porta.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Brasileiro

Quem vai ganhar o Brasileirão?
Acredito que o campeão será o Internacional, Palmeiras ou São Paulo -- assim, em ordem alfabética, para evitar mal entendidos.
Mas há um aspecto que não pode deixar de ser considerado.
A classificação de um ano atrás.
Na 25a rodada de 2008, o Grêmio liderava, com 49 pontos, seguido pelo Palmeiras (46), Cruzeiro (43), Botafogo (42) e São Paulo (42).
Quer dizer que o título ficou com o quinto colocado.
Ou melhor, o título ficou com uma equipe que, a treze rodadas do fim, ainda tinha sete pontos de desvantagem.
Desse ponto de vista, Flamengo, Avaí e Corinthians têm chance de ganhar o Brasileirão.
Claro que essa análise descarta o futebol apresentado por essas equipes. Com base neste último critério, quem esboça a reação para o título é o Grêmio, não é o Flamengo, nem o Corinthians, nem o Atlético Mineiro.
O fato é que o Brasileirão 2009 é o campeonato que ninguém quer ganhar. O torneio da irregularidade.
Ainda é mais confiável acreditar que o título ficará com Inter, Palmeiras ou São Paulo.
Mas os números não podem ser desprezados.

Você acha possível que um time com sete pontos de desvantagem seja campeão brasileiro outra vez, como no ano passado?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

1 X 1 em coritiba

Post retirado do blog do PVC

Coritiba e Corinthians fizeram uma partida de altíssima intensidade e bem disputada, com permanente sensação de que sairiam gols.

Logo de cara, por exemplo, Souza mandou uma bola na trave coxa, atacante que tem tanta dificuldade em fazer gols que seus companheiros deixaram de dar bolas para ele, mesmo quando mais bem colocado -- como aconteceu tanto com Jucilei quanto com Dentinho, já no segundo tempo.

Mas quem saiu na frente, com justiça porque mais perigoso durante todo o primeiro tempo, foi o time paranaense, depois que o time cansou de bater escanteios e exigir intervenções de Felipe.

Jaílton, de cabeça, abriu o marcador, aos 27.

No finzinho, quase que Dentinho empatou, em grande defesa de Édson Bastos.

O Corinthians que tinha perdido Jorge Henrique minutos antes de o jogo começar, voltou para o segundo tempo com Bill no lugar de Marcelo Oliveira.

E deu certo.

Logo aos 5, em jogada que Bill começou ao dar para Souza e este deu para Elias passar para Dentinho, o corintiano empatou.

Souza e Jucilei saíram para as entradas de Alessandro e Moradei, depois que o Corinthians criou mais chances de desempatar do que o Coritiba, embora também o alviverde tenha criado suas chances.

Qualquer um que ganhasse não seria injusto, mas o 1 a 1 foi mesmo mais correto, embora ruim para os donos da casa, quase lotada (32.744 pagantes), em sua luta para ficar longe da ZR e para os visitantes, que se afastam ainda mais da luta pelo sonhado pentacampeonato brasileiro e pela tríplice coroa.

A rodada terminou com 27 gols, menos de três em média por jogo, mas com mais de 23 mil pagantes em média por partida, para ser exato, 23.052.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A argentina acredita que pode ficar fora da copa!

Post pego do blog do PVC


Em 2001, enquanto o Brasil ocupava a quarta colocação nas Eliminatórias, ao mesmo tempo em que se fazia críticas ao desempenho da Seleção, a voz corrente dizia ser impossível o Brasil fora de um Mundial. Na Argentina, a sensação é geralmente diferente. Os argentinos sabem que a situação não é tão simples assim. O trauma vem de 1970, Copa da qual não fizeram parte porque perderam a vaga para o Peru, com empate por 2 x 2 na Bombonera. Terminaram em último um grupo com peruanos e bolivianos.
Em 1993,ficaram em segundo na chave da Colômbia e foram à repescabem.
Por saber que eles têm mais medo de ficar fora do que os brasileiros, perguntei a um dos editores da revista El Gráfico, Elias Perugino, como se analisa a situação atual da Argentina.
Somei à pergunta uma perspectiva que não parece absurda.
Que o Equador empate com o Uruguai em Quito e a Argentina vença o Peru. Nesse caso, chegam à última rodada Argentina em quarto, com 25 pontos, Equador em quinto, com 24, Uruguai com 22 e chance. Na última rodada, imagine o Equador vencer o Chile, já classificado, em Santiago -- é o mais improvável dos resultados listados. E o Uruguai vencendo a Argentina em Montevidéu. Nessa combinação, a Argentina está fora do Mundial.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Brasil! ! !

Post retirado do Blog do juca :


A antepenúltima partida brasileira em Eliminatórias até 2016

A Seleção Brasileira faz hoje em Salvador, às 21h50, sua antepenúltima partida pelas Eliminatórias da Copa de 2010.

E como a Copa de 2014 será no Brasil, só em 2016 a Seleção voltará a jogar pelas Eliminatórias, depois de fazer a penúltima e a última partidas nos próximos dias 11 e 14 de outubro, contra a Bolívia, em La Paz, e contra a Venezuela, em Campo Grande.

O pequeno estádio de Pituaçu, para apenas 32 mil torcedores, verá uma seleção já classificada para a Copa da África do Sul e outra a caminho da classificação, a seleção do Chile.

Que é dirigida por um argentino, El Loco Bielsa, que garante deixar o Mago Valdívia dos palmeirenses no banco e atacar o time brasileiro.

Ele é de cumprir o que promete e assim fez no jogo em Santiago, quando o time de Dunga ganhou por 3 a 0, mesmo sem jogar bem.

Dunga não inventou para o jogo desta noite e vai escalar Miranda no lugar de Lúcio, Júlio Batista no de Kaká, Nilmar no lugar de Robinho e Adriano no de Luís Fabiano.

É bem possível que o time amarelo ganhe, ao menos, na troca de Robinho por Nilmar.

Ganhar o jogo será uma façanha para os chilenos.

Perder para os brasileiros será apenas chato.

Mas a vitória nacional é certamente o resultado mais provável, assim com 90% de possibilidades.


Ps . venho retirando posts de outros blogs famosos pois estou sem tempo para escrever durante esse mês. Dia 20 já voltarei a postar como antigamente

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Virada tricolor!!

Postagem retirada de : http://blogdojuca.blog.uol.com.br/


Virada tricolor, pelo hepta!

O Cruzeiro acabou com o sonho do São Paulo em ganhar o tetra da Libertadores neste ano de 2009.

E quase acabou, também, com o sonho do heptacampeonato brasileiro, no Mineirão, com 27.953 pagantes.

Quase...

Para tanto, fez Rogério Ceni trabalhar como há muito não se via.

Antes de o Cruzeiro fazer 1 a 0, aos 44, Ceni já havia feito três defesas dificílimas.

O gol foi do ótimo Diego Renan, que se aproveitou de má saída de bola de Richarlyson que, por ironia, jogava muito bem.

E Rogério Ceni teve de fazer uma quarta defesa nem bem o segundo tempo começou, quando o time mineiro desperdiçou a ampliação do marcador.

E olhe que o Cruzeiro jogava sem suas duplas de zagueiros e de atacantes.

Mas jogou melhor, bem melhor que o São Paulo, sempre muito mais perto do segundo gol do que de sofrer o empate.

Então, Marlos entrou em campo, no lugar de Hugo e, em seu primeiro lance, empatou, em rara falha de Fábio, aos 19.

Guerrón entrou no lugar de Soares, no Cruzeiro, um pouco antes do empate.

O São Paulo deu uma melhorada, mas o Cruzeiro seguia muito mais perigoso.

O jogo estava bom, agradável de se ver e os dois times queriam a vitória.

Tanto que Borges entrou no lugar de Washington e, no Cruzeiro, Bernardo entrou no lugar de Gilberto, cansado.

E, como Marlos, na primeira participação de Borges, ele virou, aos 36: 2 a 1!

Richarlyson mudou jogo para Dagoberto, ele foi à linha de fundo e cruzou para trás, para Borges desempatar.

Uma virada dessas sintomáticas, de time que quer ser campeão, ou melhor, tetracampeão, isto é, heptacampeão.

Ricardo Gomes acertou em tudo o que fez no segundo tempo.

E o Cruzeiro, para variar, bobeou.

Quem também bobeou foi o Goiás, apesar de sair atrás do Coritiba, no Serra Dourada, com, lamentavelmente, pouca gente, apenas 5.212l pagantes.

A campanha esmeraldina merece mais apoio.

Ariel fez 1 a 0, aos 17, Felipe empatou de falta, aos 23, e Léo Lima, que tem sido surpreendemente utilíssimo, virou, aos 44.

Mas, no fim do segundo tempo, Ariel, em linda bicicleta, ganha de presente de Amaral e Harlei, empatou: 2 a 2.

Se o Coritiba empatou em Goiânia, em Curitiba, ao menos, o Flamengo não perdeu para o Atlético Paranaense, como é habitual.

Ficou no 0 a 0, sem jamais ter vencido na Arena da Baixada (16.970 pagantes), num resultado pior para o Furacão, pois o Mengo ficou com 10 no meio do segundo tempo, graças a expulsão de Willians.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quem mais perdeu jogadores neste semestre

O Corinthians, sem dúvida, foi quem perdeu mais. Já o grêmio, só contratou.

Abaixo segue a lista dos outros times.

Atlético Mineiro – Leandro Almeida (Dínamo de Kiev)
Atlético Paranaense – Gustavo (Vitória de Guimarães), Rafael Santos (Bologna)
Avaí – Lima (Metalist, da Ucrânia)
Barueri – Pedrão (Al Shabab, Emirados Árabes)
Botafogo – Maicosuel (Hoffenheim)
Corinthians – Fernando Henrique (Nacional da Ilha da Madeira, Portugal), Cristian (Fenerbahçe), André Santos (Fenerbahçe), Lulinha (Estoril, Portugal), Douglas (Al Wasl, dos Emirados Árabes), Jean (FC Moscou)
Coritiba - Felipe (Coritiba)
Cruzeiro – Ramires (Benfica), Ânderson (Lyon, fim de empréstimo), Wágner (Lokomotiv), Gérson Magrão (Dínamo Kiev)
Flamengo – Ibson (Spartak Moscou), Émerson (Al Ain)
Fluminense – Thiago Neves (Al Hilal), Romeu (Larissa, da Grécia), Sandro (Kuwait)
Goiás - Felipe Menezes (Benfica)
Internacional – Rosinei (América do México), Nilmar (Villarreal)
Náutico - Gilmar (Guingamp, França)
Palmeiras – Keirrison (Benfica), Mozart (Livorno)
Santos – Molina (Seognam Ilhwa)
Santo André – Antônio Flávio (AIK, Grécia)
Santos - Thiago Luís (União Leiria)
São Paulo – Eduardo Costa (Monaco)
Sport – Wéldon (Benfica)
Vitória – Neto Baiano (Jef United), Victor Ramos (Standard Liège)